"A dificuldade de aprendizagem surge muitas vezes por questões afectivas e emocionais mas também por factores orgânicos, ambientais, específicos, psicogenos e outros. Quando se observa que a criança está com alguma dificuldade escolar é necessário fazer uma avaliação criteriosa para averiguar e identificar a origem do problema e a melhor maneira de cuidar do mesmo. Em alguns casos é importante e necessária uma avaliação neurológica.
O psicopedagogo fará junto aos pais e professores um levantamento da história de vida da criança, procurando avaliar o desenvolvimento biopsicosocial, com a finalidade de desenvolver um meio de orientação aos pais e criar condições para solucionar as dificuldades do cliente.
A Psicopedagogia ajuda a identificar as diversas dificuldades de aprendizagem que surgem no caminho do estudante, propondo soluções diferenciadas para cada situação específica. Ela orienta na formação da personalidade e avalia junto ao aprendiz em que se caracteriza o seu problema. A partir desta identificação, as actividades psicopedagógicas visam promover o aluno a conquistar, aos poucos, a autoconfiança em sua capacidade de aprender, tornando-se desta maneira mais independente. Porém, vai precisar de ajuda no início com: estratégia, organização e experiência.
Casos em que a Psicopedagogia é altamente indicada:
- Afasias
- Audiomudez
- Distúrbio afectivos (ansiedade, inibição, depressão )
- Dificuldade de leitura e escrita sem causa orgânica
- Dificuldade de memorização, atenção e concentração
- Distúrbio da lateralidade
- Distúrbio na organização têmporo-espacial
- Distúrbio motor
- Disfalia
- Disgrafia
- Dislexia
- Dislexia Disortografica
- Hiperatividade
- Instabilidade psicomotora
- Gagueira
- Mutismo (...)"
Coordenação: Cleusa Alves Nogueira
Psicóloga, Pedagoga, Terapeuta de crianças, adultos e casais, especialização em Jung & Corpo; Psicopedagogia clínica e institucional.
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Porém;
A Psicopedagogia Clínica não está direccionada explicitamente para crianças, permitindo ao Psicopedagogo/a trabalhar, também, com idosos, adolescentes e adultos nas mais diversas situações e contextos sociais, pessoais e/ou profissionais.
Basicamente, o papel do Psicopedagogo/a Clínico/a é ajudar o ser humano a conhecer-se a si próprio, a conhecer tudo aquilo que o rodeia, a saber lidar com as suas emoções e sentimentos, a ultrapassar todas as suas dificuldades e problemas, independentemente da sua magnitude, a manter a sua mente sã, equilibrada e preparada para factores internos e externos, tornar-se autónomo, confiante, seguro de si próprio, entre outros.
No geral, o Psicopedagogo/a é um educador de saúde que visa trabalhar todas as dificuldades, necessidades e "falhas" com as quais o ser humano não seja capaz de lidar sózinho e que estejam a afectar o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional.
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Licenciatura em Psicopedagogia Clínica (Informe-se):
Boa noite.
ResponderEliminarDesejo saber o significado da sua logo
Aguardo devolutiva
Achei interessante
katiarumbelsperger@ig.com.br
http://katiarumbelsperger.blogspot.com