14/06/09

A Velhice e o Mundo







Em todo o mundo, à medida que vão passando os anos, é cada vez maior o número de pessoas velhas. Este fenómeno está relacionado a factores como a queda no número de nascimentos e o aumento da expectativa de vida.

O envelhecimento mundial, inclusive, já provocou o surgimento de especialidades como a
Gerontologia e a Geriatria.

De acordo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a expectativa de vida da população mundial, que em 2000 era de 66 anos, passará a ser de 73 anos em 2025. Actualmente, vinte e cinco países têm uma esperança média de vida da população de mais de 60 anos e no ano de 2025, segundo a OMS, em vinte e seis países a esperança de vida deverá ser de 80 anos.
Nesta lista, os países que se encontram no topo com a população de maior longevidade são quatro, Itália, Islândia, Japão e Suécia.
Entre os factores que influem no aumento crescente da população de idosos, destacam-se dois principais:
- Redução da Natalidade (com o aparecimento dos métodos anticoncepcionais deu-se uma diminuição no número de nascimentos.);
- Redução da Morbidez e da Mortalidade (o avanço da medicina foi o responsável por estes dois factores, bem como o investimento na prevenção e educação para a saúde.).

Para a OMS são consideradas idosas as pessoas com mais de 65 anos. Porém, este referencial só é válido para os países desenvolvidos pois nos países em desenvolvimento, como o Brasil, a terceira idade começa aos 60 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário