Problemas Psicológicos na Terceira Idade:
- Estas mudanças levam a que o idoso tenha falta de motivação, dificuldades em planear o futuro, em adaptar-se às mudanças repentinas, levam a que haja uma maior necessidade de trabahar as perdas orgânicas, afectivas e sociais, as alterações psíquicas que vão necessitar de tratamento, os estados depressivos, a hipocondria, as somatizações, a paranóia, os suicídios e a uma baixa auto-estima.
- Os idosos mais saudáveis e optimistas têm maior capacidade para se adaptarem às mudanças que surgem com o envelhecimento e, por isso, são capazes de ver a velhice como um tempo de experiências acumuladas, de maturidade e de libertação de certas responsabilidades.
Enquanto Psicopedagogos Clínicos, neste caso, uma possível intervenção seria trabalhar com os idosos a sua auto-estima de modo a ensinar-lhes a tirar vantagens da sua idade mais avançada e ajudá-los a aceitarem esta nova fase da sua vida. Assim como, trabalhar junto das famílias para que estas participem na vida do idoso e o façam sentir aceite e desejado, algo que é fundamental para uma melhoria da sua auto-estima.

Sem comentários:
Enviar um comentário