28/05/09

Terceira Idade - Problemas Sociais

Aspectos Sociais que estão associados à Terceira Idades:

- Com o passar dos anos a tecnologia aumenta drasticamente, as mudanças dão-se rapidamente, há um aumento acrescido das distâncias, a vida torna-se mais agitada e a situação económica vai ficando mais difícil.
Tudo isto vai exigir uma maior flexibilidade e um grande poder de adaptação, aspectos que, infelizmente, os idosos nem sempre têm.
- O envelhecimento social da população aponta para uma modificação no status da pessoa idosa e no seu relacionamento para com os outros indivíduos, isto ocorre devido a uma crise de idêntidade, a mudanças de papéis, à reforma, à viuvez e a perdas diversas. A crise de identidade é provocada pela falta de um papel social, o que leva o idoso a perder a sua auto-estima.
- A reforma é algo extremamente comum na actualidade, é algo que existe e que para muitos é vista como um problema, pode ser vivida de forma positiva como de forma negativa, tudo depende de como a pessoa vai encarar a situação, é algo que leva os idosos a sentirem que deixaram de contribuir de forma activa na sociedade e vão passar a viver dependendo dos outros.
- A viuvez afecta bastante toda a pessoa que a experiência, é algo que leva a viver um imenso conjunto de sentimentos e emoções. A perda do companheiro leva a que haja uma ruptura ao nível pessoal e familiar, é frequente que estas pessoas fiquem deprimidas até serem capazes de fazer o processo de luto.
- Por fim, temos as perdas diversas que apontam para a perda do poder de decisão, da condição económica em que se encontravam, da indepência e, também, da autonomia.

Neste caso, como Psicopedagogos Clínicos, poderiamos ajudar a promover o bem-estar nos idosos e, principalmente, fumentar a sua adaptação ao novo meio social envolvente.
Isto seria possível trabalhando directamente com o idoso, moldando e "estudando" as suas relações sociais e, também, com as pessoas que lhes são chegadas pois, desta forma, vão ajudar a aumentar a confiança do idoso e favorecer a iniciativa de socializar.
Algo que poderiamos fazer, também, seria encorajar os idosos a participar em activades terapêuticas como, por exemplo, a arte terapia, a musicoterapia ou a dramoterapia.

Sem comentários:

Enviar um comentário